O Pan Americano 2023 no Chile tem sido palco de grandes conquistas para a seleção brasileira de beisebol. Com uma estreia de tirar o fôlego, nossos jogadores superaram a poderosa Venezuela. Em seguida, venceram o time da Colômbia, e agora estão de olho em um confronto crucial contra Cuba, que definirá o posicionamento do Brasil nas quartas de finais. No entanto, parece que, às vezes, as vitórias brasileiras vêm acompanhadas de “desculpas ” dos adversários.
O “Taco Não é Soft” teve a oportunidade de conversar com o técnico ( Venezuelano ) do time de beisebol da Unicamp, que participou de um torneio universitário da federação Universitária Paulista de Esportes neste mesmo dia em que o Brasil venceu a Colombia. Ele alegou que a Venezuela “não enviou seus melhores jogadores” e que ele próprio não estava familiarizado com muitos dos jogadores. Os colombianos que jogam no Brasil e muitos imigrantes disseram coisas semelhantes. Mas será que essas “desculpas” realmente justificam as derrotas?
A verdade é que o Brasil sempre foi um destaque no beisebol latino-americano. Se você não sabia, culpe a imprensa. O Brasil já participou participou de 8 Pana Americanos… e em 2003 conseguiu se classificar para as quartas de finais.
O trabalho árduo realizado pelo técnico da seleção brasileira, Ramon Ito, com o total apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e da Academia de Beisebol da CBBS no CT Yakult tem se destacado. Este ano, a CBBS tem buscado uma renovação nos processos, incorporando novos conhecimentos por meio de treinamentos técnicos, o uso de tecnologias inovadoras para treinamentos e uma estreita colaboração com as ligas campeãs.
Thiago Caldeira ( técnico de arremessadores ) e Márcio “Flash” Irikura, que também fazem parte da comissão técnica, estão confiantes no trabalho realizado, mas mantêm a cautela, pois o próximo desafio será nada menos do que o time de Cuba. E todos nós sabemos que em Cuba, o beisebol é uma paixão que começa desde a infância.
De qualquer forma, todos os brasileiros, independentemente de conhecerem ou não as regras do beisebol, estão torcendo fervorosamente pelo nosso time. A estreia da seleção brasileira com um uniforme amarelo e azul ecoa a grandiosidade de sermos brasileiros e nos enche de orgulho. O brilho do Brasil no Pan Americano 2023 é motivo de celebração e esperamos ansiosamente pelos emocionantes desafios que ainda estão por vir.