O ano de 2024 está começando com novidades para os atletas de base de softbol e beisebol no Brasil. Uma ótima ideia “americana” está chegando com mais força ao Brasil. A ideia não é nova , e já difundida entre os clubes japoneses de beisebol e softbol que, todo ano enviam times para participarem de torneios no Japão. Mas agora, mais times estão se organizando para irem em outros torneios.
Nos Estados Unidos, os pais sempre procuram “travel teams” ( literalmente Times para Viagens ) para proporcionar experiências diferenciadas aos atletas. Diferentemente do que acontece no Brasil, nos Estados Unidos e no Japão, o softbol e o beisebol são considerados ferramentas de educação para as escolas. Todas as escolas têm times e competem entre si, às vezes na mesma cidade. No Japão, especificamente, o Beisebol e Softbol é parte da Cultura Japonêsa, tem até apoio governamental tanto lá, como até em outros países que o praticam ( Brasil e Peru inclusos )
Jogar em outro ambiente, com times com outras técnicas, além de proporcionar um aumento de experiência esportiva, favorece a socialização e preparo psicológico para estes jovens atletas.
No Brasil, como poucas cidades têm escolas que valorizem este esporte como ferramenta educacional, os times são poucos.(. Infelizmente , os prefeitos , vereadores e até diretores de escola não perceberam.ainda o “poder educacional e disciplinar do Softbol e beisebol ).
Mas, para os pais que querem proporcionar experiências diferenciadas para a completa educação dos filhos, em 2024 parece que esta ideia dos “travel teams” está chegando com mais força ao Brasil. A conquista das medalhas de prata pela Seleção Brasileira no Sulamericano, a conquista da medalha de Prata no Sub 18, a participação do Sub 15 de softbol no Mundial do Japão e a realização do Mundial de Softbol no Brasil em 2024 , parece ter reacendido a paixão dos fãs e contaminado uma maior parte da população
Existem dois torneios internacionais que acontecerão em janeiro.os quais os clubes Brasileiros receberam convites através da CBBS. Um na Argentina, de beisebol, e um no Peru, de softbol.
Pinheiros e Anhanguera montam “travel teams”
A equipe do Pinheiros pré-infantil, de Curitiba, já está em campanha para conseguir ajuda financeira para conseguir levar todos os seus jogadores. O Davi, jogador do time, está solicitando ajuda.
Já no softbol, o Anhanguera montou um “travel team”, mas ainda está precisando de jogadoras sub 13 para completar seu time para a categoria que irão ao Peru. O “Travel Team” do Anhanguera é formado por atletas de vários times cujos pais têm condições financeiras de pagarem as passagens e estadia para seus filhos.
Benefícios do softbol e do beisebol para crianças
Além da experiência esportiva e cultural, o softbol e o beisebol também proporcionam diversos benefícios para as crianças, como:
- Benefícios motores: melhora da coordenação motora, equilíbrio, força e flexibilidade;
- Benefícios intelectuais: melhora da tomada de decisões rápidas e raciocínio, memória muscular e concentração;
- Benefícios sociais: desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, liderança e comunicação;
- Benefícios emocionais: melhora da autoestima, autoconfiança e resiliência.
Conclusão
Os “travel teams” são uma ótima oportunidade para os atletas de base de softbol e beisebol experimentarem novos desafios e oportunidades. Eles podem ajudar a melhorar o desempenho esportivo, desenvolver habilidades intelectuais e sociais e promover o crescimento pessoal e emocional. Até para o desenvolvimento interno dos nossos campeonatos, sempre é bom saber o nível dos atletas de outros países para melhorar nossos treinos e diretivas.
Se você está interessado em enviar seu filho para uma experiência internacional, entre em contato com as equipes que estão montando “travel teams”. Os custos são altos, mas a experiência vale a pena.
E se você estiver pensando em colocar o seu filho em uma boa escola , seja ela particular ou pública , verifique duas coisas. Os banheiros da escola e se existe exporte ( principalmente beisebol ou softbol ) na grade de disciplinas.. se não tiver, sugira.