Ex-atletas do softbol podem se tornar árbitros da ASB
Ex-atletas do softbol podem se tornar árbitros da ASB

Ex-atletas do softbol podem se tornar árbitros da ASB

A Associação Brasileira de Softbol (ASB) informou ao “Taco não é Soft” através da diretoria de Marketing , sensei Yajimasam , que está aberta a associação de ex-atletas ao seu quadro de árbitros. Essa é uma ótima oportunidade para ex-atletas que desejam continuar fazendo parte da grande família do softbol, mas também para aqueles que desejam representar o Brasil em torneios internacionais.

Para 2024,a AsB informou que terá muitas novidades. Aplicarão uma Clínica de Softbol em Campo Grande, MS, está Ministrando um curso de árbitros Iniciantes em Marília, já marcaram reciclagem para os ÁRBITROS atuantes e tem planos para um curso exclusivo para Arbitras Mulheres agora em 2024.

No Canadá, por exemplo, algumas atletas atuam nas categorias mais baixas como arbitras de softbol. informa a diretora de Softbol da CBBS. Patrícia Hamamoto. “A nossa ideia é incentivar está pratica aqui no Brasil também, não só para motivar estas atletas a contribuir para o esporte de outra maneira mas principalmente pela renovação do quadro de Arbitragem em nível Internacional, que é diretova da WBSC ” . Essa é uma maneira de um ex atleta ou atleta em plena atividade continuar contribuindo para o esporte alem de passar seu conhecimento e exemplo para as gerações futuras.

Está é a Confederação Mundial

Além da possibilidade de continuar fazendo parte da grande família do softbol e Basebol , as principais vantagens de se tornar árbitro de softbol são:

  • Representar o Brasil em torneios internacionais: A ASB é a única entidade que possui mais de 13 árbitros credenciados pela WBSC que podem ser convocados para os Clássicos Internacionais.Eles precisam de muito mais, devido a demanda crescente.
  • Aprimorar suas habilidades de liderança e tomada de decisão: O softbol é um esporte que exige um alto nível de concentração e tomada de decisão rápida. Ser árbitro pode ajudar a desenvolver essas habilidades para atletas. E estas habilidades podem ser utilizadas em qualquer outra profissão na vida.
  • Conhecer pessoas de todo o mundo: O softbol é um esporte global e ser árbitro pode proporcionar a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo.
  • Mas a principal das principais é ajudar o esporte a continuar sendo praticado, se voluntariando a ajudar um clube, uma categoria , um time ou uma atleta.É uma motivação para divulgar o esporte.

Para se tornar árbitro de softbol da ASB, é necessário ter pelo menos 16 anos de idade e,caso ex atleta,ter jogado softbol por pelo menos tres anos. Caso você seja pai ou mãe de atleta, ou desconhece totalmente o esporte, a ASB tem um curso específico para Árbitros Iniciantes , onde as regras basicas são explicadas desde o mais basico. ( Aliás , o taco não é Soft fez este treinamento para entender melhor a dinâmica do jogo e os objetivos) .Dependendo da quantidade de pais e do total desconhecimento do esporte, eles tem um módulo chamado : “introdução ao mundo do Softbol Brasileiro: Estrutura dos clubes e Cultura”.

Os candidatos devem passar por um curso de arbitragem, que é ministrado pela própria ASB. Geralmente o Diretor de Arbitragem da ASB, Fernando Matsumori acompanhado do Presidente, Carlos OBA se incumbem de ministrar o Curso, repassando e compartilhando seus anos de experiências na Arbitragem.

O curso de arbitragem da ASB está em total conformidade com a WBSC Academy. A WBSC é a Federação Internacional de Softbol e é responsável por estabelecer os padrões de arbitragem para o esporte.

Se você é um ex-atleta de softbol e deseja continuar fazendo parte do esporte, ou se você deseja representar o Brasil em torneios internacionais, a arbitragem é uma ótima opção. Para saber mais sobre como se tornar árbitro da ASB, visite o site da associação : www.softball.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *