E aí, galera do Taco não é Soft! Hoje, descontraídos e menos formais, ( informalidade não deixa de ser sério ) vamos falar sobre uns verdadeiros heróis do diamante: os árbitros de softbol. Sabemos que o beisebol e o softbol não são só tacadas e home runs, né? A condução justa e imparcial do jogo é essencial, e quem garante isso são nossos incríveis árbitros!
Nesse universo, a Associação de Árbitros de Softbol do Brasil (ASB) é tipo a escola dos mestres Yoda dos árbitros. Eles são a entidade máxima quando o assunto é formação, reciclagem e clínica de árbitros de softbol. É sério, pessoal, esses caras são os ninjas das regras!
Dá uma olhada nessa novidade quente: recentemente, em Marília, tivemos a formação de seis novos árbitros. Imagina só, seis heróis prontos para garantir que nossos jogos sejam conduzidos conforme as regras oficiais e com toda a moral que a ASB proporciona! Qualquer um pode ser Árbitro. Geralmente os pais de atletas são convidados pelos clubes… Outras vezes professores de educação física, e em outros paises. como no Canadá e estados unidos, alguns atletas são indicados.aqui no nosso país, algumas ex atletas e atletas estão se preparando também.
Esses árbitros de Marília: Izabel, Diego, Renata. Jaque. Marcelo, Raquel fizeram o curso de arbitragem ministrado pela ASB (Carlos OBA , Nelson Yajima e Fernando Matsumori) e receberam a Certificação na Reciclagem 2024. Uma verdadeira prova de que estão prontos para brilhar e serem escalados para os campeonatos oficiais que estão por vir. O André Borella organizou tudo certinho. Desde o pão com mortadela do café até o Jantar. O Veterano Kane estava na reciclagem e obviamente ajudou a passar um pouco da calma e tranquilidade de um árbitro de 40 anos de atuação.
E olha só, a ASB não tá de bobeira, não. Eles têm árbitros nacionais e também aqueles com credenciamentos internacionais, é mole? Estes árbitros Internacionais que pertencem a ASB podem ser convocados para atuar na copa do mundo, como a que vai rolar em Julho de 2024 no Brasil. Além dos cursos e certificações, a ASB manda ver em clínicas e palestras. Tem até uma programada para o carnaval, em Campo Grande, MS, para a federação de beisebol e softbol do Mato Grosso do Sul. Carnaval com conhecimento, é isso aí!
A dica que a ASB deixa para todos os clubes e ligas é essa: desenvolvam árbitros credenciados. Assim, as técnicas adotadas pela WBSC (World Baseball Softball Confederation) são utilizadas à risca, e o jogo flui da melhor maneira possível.
Então, fica aí a nossa homenagem para esses heróis anônimos que garantem que cada jogo seja uma experiência justa e emocionante. Especial homenagem para as mulheres que vão compor o quadro e ajudar ainda mais nos jogos femininos. A ASB tá sempre de olho nesse time de árbitros que são a alma do nosso amado esporte!
Até a próxima, galera,
Time Taco não é Soft 🌮⚾🔥