No último fim de semana, o clube Nikkei Curitiba nos deu um exemplo inspirador de como o esporte pode unir famílias e transformar dias comuns em momentos inesquecíveis. Realizaram um torneio interno de softbol adulto com pais, mães e atletas todos juntos, divididos em 8 times, numa verdadeira festa esportiva. Foi um evento alegre, acolhedor, cheio de espírito comunitário – exatamente como deve ser todo torneio de softbol.






Mas essa alegria não é exclusiva de Curitiba. Ela está acontecendo em muitas outras cidades do Brasil. Em clubes tradicionalmente japoneses, mas também em campos de futebol adaptados, quadras escolares ou terrenos improvisados por quem ama o esporte. Há uma energia crescente e contagiante em torno do softbol no país, e o que antes era conhecido por poucos está agora começando a brilhar para muitos.
O público em geral talvez nem saiba que temos softbol no Brasil – e mais: softbol de qualidade internacional! Representamos o país em todas as categorias, com seleções brasileiras que competem e conquistam títulos desde 1992 na América do Sul. Sim, temos história, temos talento e temos paixão.
Não queremos competir com o futebol, nem reduzir sua importância. O futebol é parte da alma do nosso povo. Mas queremos, sim, que o softbol cresça, seja divulgado, seja praticado. Queremos que o Brasil conheça mais essa opção maravilhosa de esporte, que ensina disciplina, respeito, trabalho em equipe e alegria.
Softbol e beisebol têm regras parecidas e compartilham o mesmo espírito. E quem ama um, normalmente gosta do outro – e também do vôlei, do basquete, do handebol, do hóquei, da natação… Porque quem ama esporte, ama viver em movimento. E esporte muda vidas.

Por isso, incentivamos todas as cidades brasileiras a oferecerem o softbol como opção para suas crianças e jovens. Se a prefeitura não consegue, se o estado não pode, se o governo federal não incentiva, anime-se você mesmo e faça como o pessoal do Nikkei Curitiba: reúna amigos, organize um jogo, forme um time, plante a semente do softbol no seu bairro.
Porque o softbol também educa. E todo brasileiro merece essa oportunidade.
Você também pode ajudar na divulgação. Apoie canais no Youtube que falam de Softbol, compartilhe com pessoas que desconhecem este esporte, ensine na sua escola seus amigos e amigas. Convido-os para assistirem um.jogo. existem cidades como Belo Horizonte, Indaiatuba, Marília, Maringá , Campinas que tem um apoio da prefeitura ou do governo federal através de muita luta e dedicação, tem outras que tem times , tem vontade de jogar e não tem apoio. Então, compartilhe , assine os canais, ajude você também a divulgar o softbol pelo país.






















