No universo esportivo, a relação entre atletas e árbitros é como uma dança sincronizada, onde o respeito mútuo dá o compasso. No “Taco Não É Soft”, entendemos que não há jogo sem arbitragem, e não há arbitragem sem jogos. Este texto destaca a importância vital dessa dinâmica, onde atletas buscam troféus e árbitros almejam reconhecimento.
Enquanto para os atletas, a conquista de um troféu é a meta, para um árbitro, a designação para arbitrar em eventos de nível internacional, como mundiais, olimpíadas ou pan-americanos, é um troféu de reconhecimento pela competência e qualidade do trabalho por ele realizado.
No “Taco Não É Soft,” um blog dedicado a divulgar o softbol e o beisebol para os brasileiros, a arbitragem é um tema que transcende o campo, pois o autor é Árbitro de Softbol há 15 anos e atuou também por cerca de 6 anos como Árbitro de Beisebol. O orgulho é ainda maior ao ver amigos árbitros representando seus países em competições internacionais.
Um exemplo notável é o amigo José A. Chaparro, árbitro de Porto Rico e instrutor de Arbitragem da WBSC. Recentemente, Chaparro foi o Coordenador de arbitragem internacional (UIC) no Mundial SUB 18 de Softbol Masculino. Seu feito é mais do que um troféu individual; é um motivo de festa e divulgação, levando consigo o orgulho de todos que foram treinados por ele.
O autor deste texto, Cesar “Bob” Calderaro, que teve a oportunidade de passar por intenso treinamento internacional de 10 dias com Chaparro, expressa: “Chaparro, sua dedicação à WBSC e ao Softbol/Beisebol mundiais foram reconhecidos, como há muito tempo já deveria ter sido. Todos os Árbitros e Officials do treinamento para acreditação internacional realizado no Brasil em 2018 te parabenizam pela conquista.”
Que a conquista de Chaparro sirva de inspiração para todos os árbitros da WBSC, ASB e AASB, assim como para aqueles de Curaçau, Peru, Chile, e todos os lugares onde a saudade é grande. Que sua trajetória inspire novas gerações de árbitros, reforçando a importância dessa relação única e essencial no mundo do esporte.
A convocação para um campeonato Brasileiro já é um motivo de orgulho para os Árbitros da ASB. E o esforço em sempre estar aprendendo sempre se dedicando ao clube, aos atletas e ao Softbol e Beisebol é motivo de orgulho para os filhos, cônjuges e para o Esporte que amamos .