ASB – Árbitros de Softbol do Brasil conduz treinamento inovador para novos árbitros em Indaiatuba
ASB – Árbitros de Softbol do Brasil conduz treinamento inovador para novos árbitros em Indaiatuba

ASB – Árbitros de Softbol do Brasil conduz treinamento inovador para novos árbitros em Indaiatuba

A ASB – Árbitros de Softbol do Brasil, departamento vinculado à CBBS – Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, promoveu um treinamento revolucionário para árbitros iniciantes em Indaiatuba. O objetivo era ensinar as regras a novos árbitros e aprimorar a qualidade e técnica dos árbitros brasileiros, seguindo as diretrizes da entidade internacional WBSC, que busca manter a excelência na arbitragem esportiva.

O Treinamento:
O treinamento foi realizado ao longo de três finais de semana, onde os participantes receberam informações teóricas e práticas essenciais para se credenciarem como árbitros em torneios de nível internacional, como os Jogos Pan-Americanos, Olimpíadas e Campeonatos Mundiais.

Conteúdo do Treinamento:
A ASB esclareceu que o treinamento incluiu um mínimo de 36 horas de prática e teoria, visando garantir a excelência e segurança na atuação desses árbitros em campeonatos oficiais brasileiros.

A ASB entende que a prática em campo é muito importante e como ainda temos poucos torneios oficiais de softbol no Brasil a entidade entende que com menos de 36 horas de treinamentos um árbitro pode se sentir muito inseguro e até desistir de arbitrar por falta de treino antes de um jogo. No treinamento em questão, os novos árbitros tiveram a oportunidade de atuar em jogos simulados, contando com a participação de atletas da categoria sub 15 e Sub 13 de softbol e alguns atletas de beisebol pré-infantil e infantil de Indaiatuba. Além disso, dois amistosos foram realizados entre os times de Indaiatuba e Bulldogs de Campinas na categoria adulto livre, onde estes novos árbitros se revezavam em diferentes posições para saberem como se comportar em campo.

Agradecimentos:
Os novos árbitros expressaram sua gratidão pela oportunidade do treinamento, bem como ao clube Indaiatuba, que cedeu o campo e toda a infraestrutura para a realização do evento. A área de Treinamento do departamento da ASB também agradeceu a todos os interessados e contou com o apoio do presidente, Carlos Oba. O Diretor de Arbitragem e Treinamento, Sr. Fernando Matsumori, entusiasmado, afirmou que foi um dos melhores treinamentos realizados em anos. O Sr. Nelson Yajima, também diretor da ASB, ressaltou a importância dos treinamentos e reciclagens para elevar a arbitragem brasileira a um nível internacional.

Convite à Participação:
Encerrando a coleta de dados para está reportagem, a ASB convida pais, mães e voluntários a reforçar a família do softbol no Brasil.

O primeiro passo é conhecer o esporte, seguido pela divulgação em nível nacional. Por último, é possível se voluntariar em um time próximo de casa, proporcionando aos filhos a prática deste esporte maravilhoso que transforma vidas.

O compromisso da ASB com o aprimoramento da arbitragem brasileira mostra-se fundamental para conquistar cada vez mais adeptos e fans.

Em nome da ASB:
Agradecimentos especiais a Simone Fernandes, por coordenar os encontros e a agenda de todos durante o treinamento da ASB. Também, expressamos nossa profunda gratidão ao Léo Morita e João Toyo, diretores da ACENBI, e ao Kakazu, responsável pela parte técnica de softbol e beisebol da ACENBI, por gentilmente cederem o clube para a realização desse importante treinamento. Sem o apoio e colaboração de vocês, esse evento não teria sido possível. Muito obrigado!

O Taco não é Soft acompanhou de perto este treinamento.😂😂😂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *