No universo do “Taco não é Soft”, exploramos não apenas o esporte, mas também as histórias inspiradoras que moldam a comunidade do Softbol no Brasil. O Softbol, intrinsecamente ligado ao Japão, transcende o mero status de esporte para os imigrantes que o trouxeram para o Brasil; é uma questão cultural, um veículo de valores como respeito, disciplina e educação. Um exemplo extraordinário dessa conexão é o Árbitro de Softbol Roberto Isamu Yosida, presidente do Clube Nikkei Curitiba, médico de formação e agora cidadão benemérito do estado do Paraná.
O reconhecimento prestado a Yosida em uma sessão solene na Câmara dos Deputados Estaduais do Paraná, com a presença do Cônsul Japonês em Curitiba, é motivo de orgulho para o Japão e para a comunidade do Softbol. Yosida, além de suas responsabilidades como árbitro e pai de atleta, é uma referência de conduta e dedicação para a Associação de Árbitros de Softbol do Brasil e para tantas outras entidades as quais ajuda.
Em seu discurso de agradecimento, Yosida não se esqueceu de divulgar o Softbol, demonstrando uma gratidão recíproca. O “Taco não é Soft” celebra esse título de cidadão benemérito, desejando sucesso ao Dr. Roberto Yosida e esperando que ele encontre espaço em sua agenda para voltar a arbitrar para a ASB e promover o Softbol no Brasil não apenas para a Colônia, mas para todos os Brasileiros que ainda ignoram o softbol. Nos vemos nos campos. Parabéns Dr.Roberto!