Nos dias 17 e 18 de 2024, a diretoria técnica da Associação Árbitros de Softbol do Brasil (ASB) realizou uma importante clínica de arbitragem. O evento, voltado para convidados e diretores da Federação Matogrossense de Beisebol e Softbol, teve como objetivo aprimorar a instrução e recrutamento de novos árbitros de softbol, em meio ao crescente interesse por este esporte no país.
O Softbol, uma variação do beisebol criada para ser jogada em espaços confinados, tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Com um campo de jogo menor, arremessos na altura da cintura, uma bola ligeiramente maior e um taco um pouco mais fino, algumas regras tiveram que ser adaptadas. No entanto, a diversão e a emoção permanecem as mesmas.
A clínica, organizada pelo departamento de Treinamento da ASB, foi uma oportunidade não só para aprender a interpretação das regras, mas também para compreender o correto posicionamento, responsabilidades e a importância dos árbitros no jogo. O presidente da ASB, Sr. Carlos OBA, o Diretor Técnico Fernando Matsumori e o Diretor Financeiro da ASB estiveram presentes, compartilhando seus conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de mais de 40 anos de arbitragem.
Eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento do softbol no Brasil, garantindo a qualidade da arbitragem e promovendo um ambiente justo e competitivo para os atletas. Com uma base sólida de árbitros bem treinados e capacitados, o futuro do softbol nacional certamente será brilhante.
Clínica de Arbitragem e Reunião Estratégica Preparam Softbol Brasileiro para a Copa do Mundo
Além da importante clínica de arbitragem realizada pela Associação Árbitros de Softbol do Brasil (ASB), nos dias 17 e 18 de 2024, outro evento de grande relevância movimentou o cenário do softbol nacional. Em São Paulo, capital, diretores e dirigentes dos clubes de softbol e beisebol da Grande São Paulo e interior se reuniram juntamente com a diretoria de Softbol da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), a Presidência da Federação Paulista de Beisebol e Softbol (FPBS) e representantes da ASB.
O objetivo desse encontro foi trocar informações e discutir estratégias para a preparação da participação brasileira na Copa do Mundo de Softbol, que acontecerá em julho de 2024. A diretoria de Softbol da CBBS está empenhada em promover uma experiência ímpar para os fãs brasileiros, buscando representar o país da melhor forma possível nesse importante torneio internacional. Os diretores Michel Uehara e Patrícia Hamamoto representaram o Sr.Jorge Otsuka , presidente da CBBS que, juntos com o Sr Koichi Hiraoka, presidente da Federação também fizeram uma visita as dependências do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, que está em reforma para o Mundial.
Essa iniciativa demonstra o comprometimento das entidades esportivas brasileiras em fortalecer e desenvolver o softbol e beisebol no país, não apenas no aspecto competitivo, mas também na organização de eventos de grande porte que promovam o esporte e envolvam a comunidade de jogadores e torcedores. Com esforço conjunto e colaboração entre as diferentes instâncias do softbol e beisebol brasileiros, o futuro do esporte no país certamente será brilhante.