Entendendo a Taça Brasil Interclubes de Softbol Feminino Sub-13
Entendendo a Taça Brasil Interclubes de Softbol Feminino Sub-13

Entendendo a Taça Brasil Interclubes de Softbol Feminino Sub-13

Caros amantes do melhor esporte em equipe do mundo.
Neste artigo, o “taco não é soft” vai tentar explorar e esclarecer pra quem nem tem ideia , como funciona a Taça Brasil Interclubes de Softbol Feminino Sub-13, ( ou outra categoria qualquer ). A Taça é um campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Softbol e Beisebol (CBBS). Abordaremos desde a inscrição dos times até a realização do torneio, destacando a importância e os benefícios dessa competição para todos os participantes.

I. Inscrição dos Times:

  • A Taça Brasil de Softbol Feminino Sub-13 é aberta aos times de softbol que desejam participar e estejam devidamente estabelecidos como times se softbol na CBBS.
  • Os oito melhores times classificados no ranking da CBBS têm a oportunidade de competir neste torneio.
  • Para participar, os times interessados entram em contato com a organização do torneio para efetuar a inscrição. ( O calendário de todos os torneios disponíveis encontram-se no site da entidade )
  • Durante a inscrição, os times reservam alojamentos para suas atletas, encomendam alimentação e fornecem os documentos necessários dos jogadores para comprovação de elegibilidade.
  • Além disso, eles devem pagar as taxas de participação, arbitragem e coordenação do evento.
  • Também é responsabilidade dos times providenciar o transporte para suas atletas até o local do torneio.
  • cada time deve levar 1 bola nova por jogo e padronizadas ( certificadas ) para serem utilizadas no torneio e os tacos e EPI’s também conforme regras internacionais.( As regras de jogo são muito exigentes com os materiais a serem usados) Geralmente uma entidade credenciada ou a própria CBBS importam bolas iguais e revendem para os clubes )
  • Foi criada a Taça Brasil Inter Clubes do Softbol, no lugar do antigo campeonato Inter Seleções de Softbol, por carência de jogadores interessados equipes nas regionais , onde no passado haviam várias equipes locais, para fazer a classificatória para o Campeonato Brasileiro de Softbol InterClubes ( número de vagas máximo de 16 equipes ) , geralmente no segundo Semestre do ano esportivo vigente
  • Infelizmente com a realidade de hoje, e a completa falta de interesse em divulgação, só se consegue 8 equipes classificadas. ( Esta talvez seja a maior motivação para se criar este Blog: “taco não é Soft”

II. Ambiente Agradável:

  • Participar de um Campeonato Nacional de Softbol Feminino Sub-13 pode ser uma experiência enriquecedora, mesmo considerando os custos associados às viagens.
  • Durante a Taça Brasil, é criado um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento esportivo e social das atletas.
  • Delegações, pais, torcedores e atletas têm a oportunidade de estabelecer laços de amizade ao longo do evento.
  • As jogadoras podem se divertir e colocar em prática os valores adquiridos durante os meses de treino e preparação. Não só os técnicos, mas os valores respeito, organização, equilíbrio psicológico e educação.

III. Formato do Torneio:

  • A Taça Brasil de Softbol Feminino Sub-13 adota um formato compacto, sendo disputada em apenas um final de semana.
  • As equipes são divididas em grupos de 4 times ou grupos de 4 e 3 times, dependendo do número de participantes.
  • A organização disponibiliza um documento chamado “Considerações Técnicas”, elaborado e revisado anualmente pela CBBS, que contém diretrizes e orientações específicas para os torneios.
  • Além disso, as equipes devem seguir o Regulamento do Torneio, estabelecido pela CBBS e Clube Sede, que abrange aspectos como registros, súmulas e estatísticas.
  • Por ser um evento oficial, todos os aspectos da Taça Brasil estão em conformidade com as regulações legais existentes no esporte nacional.

Como tudo no Brasil que carece de incentivo, a maior parte da organização e fornecimento de infra estrutura é feito por voluntários ( geralmente país, parentes, admiradores e associados de agremiações culturais e assistenciais que entendem o esporte como “educação e cultura” para engrandecimento de um país)

Conclusão:
A Taça Brasil de Softbol Feminino Sub-13 é uma competição nacional de destaque no calendário esportivo brasileiro. Ao permitir que os oito melhores times do ranking da CBBS participem, o torneio promove a excelência do softbol feminino e incentiva o desenvolvimento de habilidades e valores esportivos nas atletas. Apesar dos desafios financeiros associados às viagens, o ambiente agradável e a oportunidade de estabelecer vínculos de amizade entre as equipes compensam o esforço. Com seu formato compacto e regulamentação adequada, a Taça Brasil garante a equidade e a qualidade do torneio, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as participantes. Participe. Apoie. Procure conhecer.

Como gostar de algo que sequer conhecemos? Quando entendermos e compararmos, veremos as vantagens e com certeza nós encantaremos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *