Olá, amigos do Taco Não é Soft! Temos ótimas notícias para compartilhar com vocês sobre o beisebol e o softbol no Brasil. Esses esportes estão, com certeza, voltando aos seus tempos áureos, quando todas as colônias japonesas tinham times representantes. Hoje, vemos uma revitalização significativa, com iniciativas de equipes que não são diretamente ligadas às colônias japonesas.
Muitos desses novos times são formados por ex-jogadores, estudantes universitários e imigrantes de outros países, como nossos irmãos venezuelanos, que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. É gratificante ver essa diversidade enriquecendo o cenário esportivo nacional.
Os antigos times de Guararapes e Tupã estão reativando a categoria Pré-Infantil, incentivando as crianças a se apaixonarem pelo beisebol desde cedo.e Se juntaram ao sempre presente Presidente Prudente para criarem um triangular, como veremos. Já em Santa Catarina, tanto os times de softbol quanto de beisebol estão competindo na Liga Catarinense, apesar de algumas dificuldades. Infelizmente, os times de Brusque e Florianópolis não participarão desta temporada, possivelmente por falta de jogadores ou recursos para as viagens. Contudo, seguimos confiantes de que este esporte tão interessante vai conquistar cada vez mais brasileiros, sanseis, mísseis e outras associações.
Nossa esperança é que os clubes ou associação de outras colonias e também escolas estaduais ou particulares que queira introduzir este esporte pedagógico também se interessem em formar times para participarem dos campeonatos estaduais e, eventualmente, nacionais de beisebol e softbol. Esses esportes têm muito a oferecer em termos de disciplina, trabalho em equipe e diversão e podem ser utilizados como alternativa ao único esporte praticado pelos alunos destas escolas.
Neste fim de semana, 18 e 19 de maio, teremos vários eventos emocionantes acontecendo:
- Taça Brasil de Softbol Feminino Sub-19 em Arujá.
- Primeiro Triangular de Amizade de Beisebol Pré-Infantil em Tupã.
- Campeonato de Veteranos de Beisebol no Anhanguera Nikkei Clube, em Santana de Parnaíba.
- Campeonato Brasileiro de Beisebol Infantil Aberto – 2024 no Centro de Treinamento da CBBS em Ibiúna, SP.
É um momento empolgante para o beisebol e softbol no Brasil, e nós do Taco Não é Soft estamos aqui para apoiar e divulgar cada passo desse renascimento. Junte-se a nós nessa jornada e ajude a espalhar a palavra sobre esses esportes incríveis!
Emi Kyouho, também desenvolve um trabalho com as crianças do Beisebol em. Belo Horizonte, MG, mas o Taco não tem muitas informações de lá. E em Rolândia também temos uma iniciativa . Mas temos saudade mesmo do Bone verde de Osasco e do Time de São José Dos Campos…. Que, com certeza, vão conseguir remontar seis times. E as cidades menos tradicionais ? Cadê o time de Limeira a maior megalópole do Interior de Campinas? E o Time pre infantil e Infantil de Piracicaba ?
No caso de Limeira , projetos foram oferecidos para o clube Italiano G”ran São João”, que poderia ser o primeiro clube Italiano a ter um time de Beisebol no Brasil, mas os argumentos não foram conviventes e os membros da Diretoria recusaram o projeto alegando desinteresse. Mas outras tentativas , com outros Clubes ou com escolas, poderão interessar. Quem sabe ?
não esqueça de consultar o site da CBBS pra verificar os eventos oficiais e as páginas dos clubes para os eventos e torneios amistosos ou locais. Procure o MatsumidiaTV para streaming ao vivo dos Eventos dos Veteranos.
Até a próxima, e bom jogo a todos!