O beisebol e o softbol têm uma longa história no Brasil, com mais de 80 anos de existência, um dos maiores centros de treinamento da América Latina e o maior estádio municipal de beisebol em São Paulo. No entanto, mesmo com toda essa infraestrutura e tradição, o Brasil não conseguiu se classificar nas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos. Por quê?
Desconhecimento, desinteresse pelo esporte, falta de atletas, falta de divulgação e marketing, e possivelmente a falta de investimento na área foram algumas das razões que mantiveram o beisebol e o softbol brasileiros nas sombras. ( pelo menos no PAN AMERICANO , porque os campeonatos oficiais continuaram borbulhando por todas as localidades com os torneios oficiais e extra oficiais ) Entretanto, nos últimos anos, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a World Baseball Softball Confederation (WBSC) perceberam essas barreiras e começaram a mudar processos e paradigmas.
Investiram em softwares, nos atletas, firmaram contratos com entidades apoiadoras, venceram barreiras culturais e aparentemente perceberam a necessidade da profissionalização para o crescimento organizado e planejado. A Meta da WBSC por exemplo é ter a mesma atuação da FIA, ou FIFA , afinal, até a maior liga profissional do planeta, MLB não tem e não pode ter a abrangência Mundial.
O resultado desse esforço todo foi a estreia do time do Brasil de Beisebol nos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023, e eles entraram em cena com uma vitória histórica sobre o melhor time da América Latina: a Venezuela. Foi uma virada de página notável para estes esportes no Brasil. Esperamos que a imprensa tradicional de o destaque que este esporte merece.
O “Taco Não é Soft” acompanhou de perto essa jornada, assistindo ao jogo pelo canal oficial do Comitê Olímpico Brasileiro, o TimeBrasil, e testemunhou ao vivo, juntamente com mais de 4.7 mil brasileiros, torcedores e fãs, essa transmissão excepcional. A emoção e o orgulho eram palpáveis, e a vitória ressoou como um grito de renovação para o beisebol e o softbol no Brasil.
Esperamos que com essa vitória, o Brasil recupere o status internacional que sempre teve, mas que, por falta de divulgação, muitos brasileiros desconheciam. A seleção brasileira voltará a campo com outra transmissão ao vivo pelo TimeBrasil no próximo domingo, às 09:30 h, onde enfrentará o time da Colômbia. Será mais uma oportunidade de mostrar ao mundo que o beisebol e o softbol brasileiros estão mais vivos e vibrantes do que nunca, prontos para brilhar nos palcos internacionais. Não perca!
O técnico da Seleção, Ramon Ito, juntamente com a comissão técnica ( Caldeira, Márcio Flash entre outros ) estão de parabéns. O povo Brasileiro ficou feliz, entre tantas outras decepções.
Você, leitor, também pode ajudar na divulgação deste esporte,deixando seu desânimo e descontentamento à parte, pensando no contexto geral e compartilhando as notícias com relação a este esporte para seus contatos e grupos sociais.🥎🥎🥎❤️⚾⚾⚾⚾
Juntos, podemos crescer mais. Vai Brasil.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
assista aqui a reprise do jogo no canal TimeBra
sil, mas dê aquela força se inscrevendo também no OCC Channel.